Ary Brasil Marques
Escolhi Oswaldo Leite Cruz como meu personagem desta semana. Essa escolha se deve ao fato de sua atuação positiva durante muitos anos no movimento espírita de nossa região.
Fomos companheiros de mocidade. Ambos pertencemos à UMESA União da Mocidade Espírita de Santo André. Oswaldo sempre foi um líder, e sua passagem pelo grupo de jovens deixou a marca de belas realizações.
Oswaldo chefiou várias caravanas de visita a leprosários, levando carinho e conforto aos nossos irmãos hansenianos. Acompanhei-o ao leprosário de Pirapitingui por várias vezes, e com ele aprendi a me libertar do receio de contágio e do preconceito que aprendera desde criança. Oswaldo abraçava e não tinha receio do contato físico com os leprosos, dando a cada um o carinho afetuoso de irmão.
Oswaldo participou como dirigente por vários anos do Lar de Maria, de Santo André, e antes de vir para a região fez parte do Centro Espírita Irmã Nice, de São Paulo.
Considero o Oswaldo como o meu intermediário do primeiro encontro que tive com minha querida esposa Maria José. Foi ele também que fez a prece por ocasião de nosso casamento, realizado em Santo André em uma cerimônia sem rituais.
Oswaldo se casou com a nossa companheira de mocidade, a Elisabeth Blumenschein, com quem teve três filhos. Tivemos a alegria de conviver com eles durante muitos anos.
Uma insidiosa doença pulmonar nos roubou Oswaldo de nosso convívio de modo prematuro.
Tenho a certeza de que o espírita, o amigo, o médium Oswaldo Leite Cruz merece figurar no rol dos meus personagens da semana, e que ele levou uma bagagem respeitável para o Plano de Vida onde se acha agora.
Meu querido amigo Oswaldo, receba o nosso abraço carinhoso e os votos de que você continue a nos mandar daí a sua luz e o seu exemplo de excelente trabalhador do Cristo.
SBC, 23/07/2007.