EM BUSCA DA EMPATIA

Ary Brasil Marques
Esta semana assisti a um programa maravilhoso na TV Canção Nova, dirigido pelo padre Tiago de Melo. Demonstrando alto grau de espiritualidade, aquele grande condutor de almas ao caminho do amor fez um comentário muito oportuno sobre a maneira que vemos o nosso semelhante.
Citando um ensinamento de Rubens, ele nos disse que quando encontramos outra pessoa em nosso caminho, formamos com ela uma outra, o nós. A formação dessa nova pessoa será tão mais completa quanto for a nossa empatia com o companheiro a quem estamos nos ligando.
A empatia será adquirida quando mudarmos a nossa maneira de ver o outro. Ao ver no outro os pontos positivos que ele possui, aumentamos nossa empatia com ele e o nós decorrente dessa união será melhor.
Dessa forma, depende do esforço de cada um de nós para que tenhamos amigos em todos os nossos relacionamentos com os outros.
Um dia, quando alcançarmos um estágio mais elevado de nosso desenvolvimento, só teremos amigos e a palavra inimigo será banida de nosso dicionário.

SBC, 04/11/2007.