Ary Brasil Marques
Quem olhar um dado que tenha uma cor diferente em cada um de seus lados, terá uma visão limitada de acordo com sua posição. O dado possui 6 lados, e um deles fica oculto por estar virado para o solo. Os outros lados são vistos pela posição de quem olha. Assim, por exemplo, cinco pessoas terão visão diferente. Para um deles, o dado será vermelho. Azul para outro, branco para um terceiro, amarelo para um quarto observador e ainda marrom para um quinto. Sem contar que a face virada para o chão, que pode ser de cor cinza. Todos os observadores, do ponto de vista em que se colocam, vêm a verdade. Cada pessoa vê a sua verdade, e é correto em dizer que o cubo tem a cor que está vendo, e isso não é mentira.
A verdade é assim. Ninguém a possui em sua totalidade, apenas Deus tem a verdade na sua plenitude.
Verdade é como se Deus pegasse um imenso tapete de várias cores e de desenhos diversos, recortasse esse tapete em milhares de pequenos pedaços e os jogasse aos homens, aleatoriamente. Os seres humanos pegam os pedaços que lhes são lançados, da mesma maneira como o fariam com milhares de moedas caídas do céu. Alguns conseguem alcançar uma só moeda, outros duas, uns poucos três, quatro ou mais. Mesmo aqueles que conseguiram pegar muitas moedas só possuem uma parcela de verdade ligeiramente maior do que os que pegaram menos.
Para ter a posse da verdade total precisaria o homem pegar todos os pedaços, que são diferentes uns dos outros, inclusive na cor e nos desenhos e dizeres, e depois juntar um por um formando uma imagem gigantesca como o faz quando monta um quebra-cabeças.
Essa verdade total será alcançada pelo espírito, ao final de seus vários cursos representados pelas suas múltiplas reencarnações na Terra e nas incontáveis moradas de nosso Pai espalhadas pelo Universo.
Assim, ciência alguma, religião alguma, filosofia alguma, têm a posse da verdade. Possuem, no máximo, alguns pedacinhos a mais do que seus irmãos menos esclarecidos.
Por mais evoluído que seja o grupo religioso ao qual cada um pertença, jamais alguém pode se jactar de possuir todo o conhecimento do mundo. Cada um vive com a parcela de verdade que foi dada em razão de sua condição evolutiva no momento. Assim, cada um está correto em sua verdade.
Para ele, é a verdade agora.
Embora a Doutrina Espírita nos traga conhecimentos maravilhosos que ampliam o nosso horizonte, não podemos nos julgar superiores aos irmãos que professam outras doutrinas, pois tanto eles como nós somos aprendizes da verdade, cada um frequentando a classe que lhe é própria e todos recebendo de nosso Pai Celestial a quantidade exata de pedacinhos da verdade de que necessitamos no momento.
SBC, 07/07/2007.