Ary Brasil Marques
Santo André possui uma entidade assistencial modelo. É a Instituição Assistencial Nosso Lar, sucessora do antigo Abrigo à Velhice Desamparada.
Fiz parte da Instituição Assistencial Nosso Lar desde a sua fundação, há mais de 50 anos.
A entidade em questão teve sua primeira sede na Rua dos Coqueiros, depois se mudou para o Bom Pastor e hoje está na Vila Helena.
Quem teve oportunidade de visitar o Nosso Lar no passado, deve se lembrar de uma figura sempre presente, sempre alegre, sempre pronto a trabalhar pela causa espírita e pela assistência social.
Esse trabalhador dedicado a que me refiro é o saudoso Joaquim Molina, o meu personagem da semana.
Enquanto a maioria dos espíritas se destaca pela oratória, Molina nunca falou em público. O seu trabalho era o de uma verdadeira formiguinha, incansável, participante. Um homem modesto, mas sua presença no movimento espírita será sempre lembrada, principalmente quando se falar da história da Instituição Assistencial Nosso Lar.
Molina exerceu vários cargos na diretoria da entidade, e foi também um dos baluartes da UMESAN, antecessora da USE de Santo André.
Meu amigo e irmão Molina, eu lhe envio nossa saudação e o nosso agradecimento por tudo o que você fez pelo movimento espírita de nossa região. Que você possa continuar nos ajudando daí, do plano de vida onde você se encontra agora.
Um grande abraço, meu personagem da semana, querido confrade Molina.
SBC, 13/07/2007.