Ary Brasil Marques
A frase de René Descartes representa muito mais que uma simples frase. É a descoberta do pensamento como vida, como força criadora.
Para algumas pessoas, o pensamento é produzido pelo cérebro. Outros, como nós, colocamos o pensamento como atributo do espírito. É o espírito que pensa, e utiliza para a sua manifestação dos instrumentos que tem à sua disposição na maravilhosa máquina, que é nosso corpo físico. E o cérebro é o compartimento que ele usa, da mesma maneira que nos dias de hoje usamos dos recursos da informática existentes no computador.
No pensamento se inicia a idealização de todas as nossas ações. Isso quer dizer que quem pensa o mal já pratica o mal. Talvez por falta de oportunidade esse mal pensado não tenha sido realizado, mas o simples ato de pensar e se comprazer nesse pensamento, alimentando o mal em nossa mente, já nos coloca em débito com as leis divinas. É claro que aquele que executa o mal idealizado é mais culpado do que aquele que ficou apenas na intenção.
Acredito que todos nós, espíritos ainda atrasados que somos, somos acometidos de pensamentos maus. São pensamentos que muitas vezes nos são sugeridos pelos espíritos menos esclarecidos que atraímos pela nossa sintonia em faixas vibratórias inferiores.
A postura correta das pessoas que já têm um mínimo de conhecimentos a respeito de uma conduta reta baseada no Evangelho do Amor, é repelir tais pensamentos quando eles aparecerem.
Quando nos colocamos energicamente na defesa dos maravilhosos conhecimentos que encontramos no Evangelho de Jesus e nos ensinamentos da Doutrina Espírita, somos ajudados a vencer nossas más inclinações e a repelir com sucesso todos os pensamentos negativos que nos ocorrerem.
Que o nosso pensamento seja sempre o gerador de ações positivas para que possamos ajudar a construir um mundo melhor, são os pedidos que fazemos a Deus.
Certamente nossos amigos espirituais de maior elevação nos ajudarão nessa empreitada.
SBC, 04/09/2007.