Ary Brasil Marques
O homem utiliza um meio muito bom de se comunicar com Deus e com os espíritos superiores. Esse meio é a prece.
Há preces que servem para os nossos pedidos, as nossas súplicas, os nossos apelos. Há preces para o nosso louvor, e há preces para nossos agradecimentos ao Pai e a nossos benfeitores espirituais.
Existem preces feitas por um grande número de pessoas ao mesmo tempo, geralmente proferidas por alguém e repetidas pelos demais. Algumas pessoas repetem maquinalmente o que ouvem, sem prestar atenção no que estão dizendo. Quem assim age faz igual ao papagaio, repete o que ouvem mas não entendem o que significa.
Podemos orar em qualquer lugar e em qualquer posição que nos encontremos. Mesmo quando estamos deitados podemos fazer a nossa prece, uma vez que ela nem precisa ser proferida em voz alta, basta a nossa vibração e o nosso pensamento.
A prece precisa ser vertical, ou seja, precisa subir a planos mais elevados. Deve ser acompanhada de grande carga emocional produzida pela fé e pela sintonia com o plano superior. Preces que não têm esse ingrediente muitas vezes não sobem, são horizontais, não alcançam o objetivo.
A grande maioria das preces do ser humano são para pedir auxílio, e esse pedido é feito principalmente quando estamos em apuros ou com problemas de toda a ordem. Queremos que o Alto resolva inclusive os nossos problemas financeiros ou de vida, quando esses problemas são de nossa alçada. Cada um tem a quota de problemas que lhe é necessário para seu desenvolvimento e evolução.
Mesmo quando fazemos esse tipo de pedido, somos auxiliados, somos intuídos, recebemos apoio dos amigos espirituais, mas cabe a nós a ação para buscar a solução do que estamos pedindo.
Em menor número figuram as preces de agradecimento. Somos pródigos em pedir, parcimoniosos em agradecer.
A prece não necessita de fórmulas prontas, embora existam algumas preces maravilhosas que servem de roteiro para nós. Jesus nos ensinou a orar, e nos deu a prece mais completa que existe, que é o Pai Nosso.
Ao começar o dia, devemos orar. Agradecer nossa noite de sono reparador. Agradecer pelo dia que se inicia. Agradecer por tudo que temos, por tudo que somos, pelo dom da vida. Colocar nas mãos de Deus todos os nossos entes queridos, o nosso trabalho, o nosso lar.
No término do dia, devemos orar. Agradecer pelo dia que está se findando. Pedir uma noite de paz e de repouso.
A prece é um bendito instrumento que está sempre à nossa disposição, e se utilizarmos desse instrumento com fé, certamente obteremos as respostas do Alto que nos ajudarão em nossa jornada.
SBC, 13/06/2007.